Novo projeto da Associação Fernanda Bianchini, em parceria com a SMPED, apresenta serenatas gratuitas por São Paulo

A tradição das serenatas nos remete à época dos trovadores medievais. Cantar o amor, acompanhado por um instrumental musical, quase sempre sob a luz da Lua, desenha o cenário romântico que deu origem às primeiras serenatas. Em sintonia com esse ambiente musical e acolhedor, a Associação Fernanda Bianchini – escola de dança, arte e música – lança o projeto Serenata Carinhosa.

Serenata Carinhosa é uma iniciativa da Associação Fernanda Bianchini em parceria com a SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo. Trata-se de uma performance musical no formato de serenata, composta por cantigas curtas e acompanhamento instrumental ao vivo. 

O projeto tem como objetivo promover a cultura e a arte em espaços públicos e/ou privados de São Paulo, incluindo como protagonistas alunos com deficiência visual ou intelectual de baixa renda, majoritariamente atendidos no sistema público de ensino. Ao ingressarem no projeto, os alunos participam de uma programação com 40 horas/aula que inclui consciência corporal, música, canto e oficinas educativas.
A natureza histórica das serenatas é levar uma mensagem de amor a alguém. Os alunos da AFB vão ao encontro do outro, levando através arte, cantigas de amor a crianças, adultos e idosos, espalhando amor e carinho por onde passam.

O projeto teve início no começo deste ano com a participação de 20 alunos, com idade entre 5 e 17 anos, e contará com apresentações em diferentes pontos da cidade de São Paulo até o final deste mês de março. A primeira apresentação aconteceu no dia 8/3/22, deixando seu primeiro azulejo “O projeto Serenata Carinhosa esteve aqui”. A intenção é que azulejos sejam carinhosamente afixados, como um quadrinho, em todos os lugares onde os alunos se apresentarem.

As apresentações são gratuitas e continuam até o final deste mês de março em diferentes pontos da cidade de São Paulo. No repertório, canções da música popular brasileira como “Eu sei que vou te amar”, “Pela luz dos olhos teus”, “Como é grande o meu amor por você”, “Pausa” e “Carinhoso”, entre outras. Para saber sobre próximas apresentações acompanhe a programação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e as redes sociais da Associação Fernanda Bianchini.