Saiba como você pode preservar a água e combater a crise hídrica

A crise hídrica é uma grave realidade que precisa de mais atenção. O Brasil enfrenta a pior crise em 91 anos de monitoramento das bacias hidrográficas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico reporta que os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, que geram 70% da energia do país, operavam com 19,59% da capacidade nos últimos meses de 2021.

Você tinha essa noção?

Veja nesse post alguns dados e proposições.

Dados sobre a crise hídrica no Brasil

Uma matéria do GIFE chama a atenção: “Crise hídrica: Brasil já perdeu um Nordeste e meio de água”! 

De acordo com ela:

“o Brasil perdeu, nos últimos 30 anos, 15,7% de sua superfície de água, o que representa 3,1 milhões de hectares. Em 1991, a área hídrica nacional era de quase 20 milhões de hectares. Em 2020, essa área caiu para 16,6 milhões. É uma redução equivalente a uma vez e meia toda região do Nordeste”.

O Estado com a maior perda absoluta e proporcional de superfície de água foi o Mato Grosso do Sul, com uma queda de 57%.

As causas da crise hídrica no Brasil

Segundo os especialistas, as causas para a crise seguem duas vias:

  1. Estiagem extrema, escassez de chuvas, desmatamento e queimadas de grandes proporções
  2. Retrocessos na governança e má gestão dos reservatórios de hidrelétricas e dos recursos hídricos em geral, como é o caso da Medida Provisória 1.055/2021. 


Exemplos de mobilização da sociedade civil aos quais sua empresa pode se aliar

Existem algumas iniciativas às quais sua empresa pode se alinhar caso deseje atuar nesse assunto. Partilhamos algumas abaixo esperando que daí surja alguma parceria concreta para o nosso país.

>> Aliança pela Água

A sociedade civil tem se mobilizado de várias formas para o assunto, como por exemplo a Aliança pela Água, passa a ser uma plataforma de diálogo e mobilização da sociedade para enfrentamento à crise hídrica 2021-22, “com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade para esse  problema e convidar a todos a assumirem sua responsabilidade na busca por uma resposta rápida aos desafios”.

A partir de três princípios básicos:

1. Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário;

2. Segurança Hídrica; e

3. Transparência.

A partir destes princípios, propomos as seguintes ações:

  • Garantir o abastecimento de água às populações humanas como item prioritário na agenda de alocação dos recursos hídricos, norteada pelos princípios da igualdade, equidade, acessibilidade financeira e não discriminação.
  • Instar a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para publicar o quanto antes a “Norma de referência sobre medidas de emergência e contingência, inclusive racionamento”, prevista na Lei 14.026/2020, que alterou o marco legal do saneamento;
  • Mobilizar os Sistemas Nacional e Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos, em especial os Comitês de Bacia Hidrográfica, para a construção de ações preventivas e de planejamento para eventuais restrições de usos da água.
  • Exigir dos governos federal, estaduais e municipais a máxima transparência das informações sobre a crise hídrica para toda a sociedade, com ampla participação dos entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), principalmente os Comitês de Bacias, tanto para o enfrentamento da crise atual quanto para a prevenção e preparação proativa de futuras crises.

Para aderir à iniciativa entre no site  da Aliança preencha o formulário.

>> Rio Maravilha Sem Água

Desde o ano passado, um grupo de cariocas está se organizando para falar sobre a situação da água no Rio.

Seja por causa da crise hídrica, da falta de saneamento básico ou das enchentes que tomam conta da cidade cada vez que chove, entendemos que não podemos ficar de braços cruzados. 

O Rio Maravilha Sem Água já é  um conjunto de muitas pessoas agindo em prol da água, se você quer fazer parte desse grupo e ajudar a construir as próximas ações, é só preencher o formulário no site e participar.

>> Instituto Água Sustentável

Criado no dia 22 de Março de 2016, o Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos.

Dentre as iniciativas as quais você pode se aliar ou se informar estão:

  • Professor Água: Com materiais lúdicos e atraentes, o Professor Água explica questões essenciais como inundações, secas, qualidade da água, contaminação, proteção do meio ambiente e muito mais. Acesse por vídeos ou pelo podcast.  E ajude doando, assistindo e partilhando.
  • The Groundwater Project: O GW-Project tem objetivo de garantir que a sociedade cumpra a tarefa de gerenciamento sustentável, se mantenha informada e contribua com a conservação das águas do planeta.


>> Rede CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial)

Especificamente sobre o tema do voluntariado corporativo, a  #redeCBVE apresentou no evento do #CBVEInspira - Desafios de sustentabilidade e crise hídrica: como o voluntariado corporativo pode contribuir?

Considerando os graves desafios lançados pelos hábitos de consumo e produção e o impacto nas mudanças climáticas globais, o objetivo da rede é criar uma onda de solidariedade voluntária frente a crise hídrica.

O evento do CBVE, que aconteceu no dia 25 de novembro, debateu ações de voluntariado sobre o assunto e está inteiramente disponível aqui no seu canal  do youtube

É hora de agir!

Esperamos que possa ter se inspirado com essa leitura, e mais do que isso, sensibilizado para a urgência de atuar por meio de ações concretas, ao seu alcance, contra a crise hídrica.

Se ainda não sabe por onde começar, e quer oxigenar as ideias, converse conosco!

Vamos aprender juntos os melhores caminhos para o seu programa de voluntariado auxiliar na transformação desse cenário.