Educação e meio ambiente são temas em pauta no Salão de Ideias da Feira Internacional do Livro

Seguindo a proposta temática que percorre toda esta 20ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, a quarta-feira (25/08) traz mais uma homenageada especial: a pedagoga, professora e linguista Elaine Assolini. A partir das 16h30, ela participa do Salão de Ideias com o tema “As Utopias da Educação”. Autora de diversos livros e artigos científicos voltados à área docente, Elaine atua há mais de 25 anos no magistério, com vivência nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, é professora na graduação e pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Antes do bate-papo, uma homenagem especial será apresentada, celebrando sua trajetória pedagógica.

No projeto Utopias, o terceiro tema abordado será o meio ambiente. Para isso, a FIL recebe o ambientalista Ailton Krenak, uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, com reconhecimento internacional. A atividade discute a difícil tarefa de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Filósofo, poeta, escritor e professorhonoris causada Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Krenak é fundador da ONG Núcleo de Cultura Indígena e integrou a Assembleia Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988. A conversa terá ainda a participação do jovemrappere também ativista indígena, Owerá (Kunumi MC). Com seu primeiro livro publicado aos 14 anos, Owerá tornou-se mundialmente conhecido por ter carregado uma faixa em defesa da demarcação das terras indígenas na abertura da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.


Homenagem a Edgar Morin e Conferência

A performance poética “O Gorila no Zoo” será apresentada pelo poeta Daniel Minchoni, às 19h. O trabalho é inspirado no livro “A Via” e faz uma homenagem ao autor, o sociólogo francês Edgar Morin (também homenageado pela FIL 2021). Estudioso da oralidade, Minchoni é experiente em intervenções urbanas, com poesias e saraus realizados em espaços urbanos como ruas e praias. Após a apresentação da performance, o poeta será o mediador da Conferência sobre Edgar Morin, considerado um dos últimos grandes intelectuais da época de ouro do pensamento francês do século 20. Também antropólogo e filósofo, Morin é autor de mais de 60 livros, com temas que vão do cinema à filosofia, da política à psicologia, e da etnologia à educação. Aos cem anos, completados em julho, Edgar Morin é pesquisador emérito do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, na sigla em francês) de Paris, e doutorhonoriscausaem 17 universidades pelo mundo. Participam desta atividade os convidados: Edgard Carvalho, Izabel Cristina Petraglia, Marcelo Donizete da Silva e Michel Leandro.


A quarta-feira tem também exibição de vídeos com entrevistas de autores locais e cinco sessões do projeto Combinando Palavras, com Daniel Munduruku, às 8h30; Jarid Arraes, às 10h30 e 14h30; Semíramis Paterno, também às 14h30, pela TV Câmara e pelo Site oficial da Fundação; e Sérgio Vaz, às 19h30, pela plataforma virtual da Escola Social Marista Ir. Rui.


Daniel Munduruku é escritor indígena com 52 obras publicadas para crianças, jovens e educadores. É diretor-presidente do Instituto Uk’a - Casa dos Saberes Ancestrais e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).


A juventude da escritora, cordelista e poetisa cearense, Jarid Arraes, não a intimida. Aos 30 anos, ela tem mais de 70 livros publicados em literatura de cordel, entre eles, o premiado “Redemoinho em dia quente”, vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA), na categoria Literatura; e a coleção Heroínas Negras na História do Brasil, apresentada em 15 cordéis. É criadora do Clube da Escrita para Mulheres, na cidade de São Paulo.


Autor de oito livros, Sérgio Vaz é um dos precursores do movimento Literatura Periférica e co-fundador do Sarau da Cooperifa, iniciativa que transformou um bar na periferia da cidade de São Paulo em um centro cultural. A ilustradora Semíramis Paterno completa o grupo do Combinando Palavras desta quarta-feira, em atividade que será transmitida pela TV Câmara. Suas ilustrações ganharam as páginas de mais de cem livros de diferentes editoras nacionais. É também palestrante e oferece oficinas que divulgam a importância da leitura e da ilustração.


O público da FIL também poderá conhecer um pouco mais sobre a obra dos escritores José Luiz de Oliveira, presidente Academia Sertanezina de Letras; Nelson Jachinto, coordenador do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento; Caio Vinícius Osman e José Maria Braga, por meio das entrevistas feitas com eles especialmente para a Feira. Cada um fala sobre sua experiência literária e obras publicadas, em vídeos que permeiam toda a programação.


Sons e tradição oral

Os corais também ocupam a agenda de quarta-feira. Os primeiros a se apresentarem serão o Coral Aquarela e Coral São Francisco. O primeiro com a produção “Distanciamento Coral” e “A Voz do Morro”. O público terá ainda o Coral da Unaerp apresentando “Desde que o samba é samba”, e o grupo ALMA (Academia Livre de Música e Artes), em dois momentos. No primeiro, com “Concerto de Abertura”; e no segundo, com “Concerto de Cordas II”. A arte da contação de história tem três apresentações: “A caminho da felicidade”, com Tânia Alonso; “A viagem da caixa vermelha”, com La Diva Croquete; e “O incrível menino devorador de livros”, com Monalisa Machado, que também comanda a oficina “Livros Desmontáveis”, com Humberto Caligari, ambas atividades em parceria com o projeto Leitor em Ação – Biblioteca Lélia Abramo – Vivacidade.


SERVIÇO - FIL 25/08

8h30:Combinando Palavras, com o escritor Daniel Munduruku

10h:Contação de história “A caminho da felicidade”, com Tânia Alonso

10h20:Entrevista com José Luiz de Oliveira, presidente da Academia Sertanezina de Letras

10h30 e 14h30:Combinando Palavras, com Jarid Arraes

12h:Entrevista com Nelson Jachinto, do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento

12h30:Apresentação musical “Distanciamento Coral” e “A Voz do Morro”, com Coral Aquarela e Coral São Francisco

12h40:Oficina “Livros Desmontáveis”, com Monalisa Machado e Humberto Caligari

13h:Projeto Utopias “Meio Ambiente”, com Ailton Krenak e Owerá (Kunumi MC)

14h20:Entrevista com autor local Caio Vinícius Osman

14h30:Combinando Palavras, com Semíramis Paterno, pela TV Câmara (Escola na TV) e pelo Site da Fundação

16h:Apresentação Artística “Desde que o samba é samba”, com Coral Unaerp

16h15:Apresentação Artística “Concerto de Abertura”, com grupo ALMA

16h30:Homenagem “Elaine Assolini: uma travessia pedagógica” e Salão de Ideias “As Utopias da Educação”, com professora Elaine Assolini e convidados

18h:Contação de história “A viagem da caixa vermelha”, com La Diva Croquete

18h10:Entrevista com autor local José Maria Braga

18h30:Apresentação Artística “Concerto de Cordas II”, com o grupo ALMA

18h45:Contação de história “O incrível menino devorador de livros”, com Monalisa Machado

19h:Apresentação da performance poética “O Gorila no Zoo”, com Daniel MinchonieConferência em homenagem a Edgar Morin, com Daniel Minchoni e convidados

19h30:Combinando Palavras, com Sérgio Vaz (plataforma virtual do colégio Escola Social Marista Ir. Rui e Site Fundação)

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura:
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)


Saiba mais informações do evento pelas redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)


20ª FIL

A 20ª edição da FIL -Feira Internacional do Livro de Ribeirão Pretoé realizada integralmente no formato on-line,entre os dias 20 e 29 de agosto. No ano passado, o evento foi adiado em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país, mas foi anunciado com abrangência internacional a partir da sua 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova nomenclatura e teve identidade visual reformulada.

Para 2021, diante da continuidade da crise sanitária, a decisão estratégica da organização do evento convergiu para realizá-lo no ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial da Fundação:www.fundacaodolivroeleiturarp.comeYouTube da instituiçãowww.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao.

A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 20 anos de história e 19 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. Neste ano, a FIL contará com cerca de 60 atividades, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.

Realização

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam:

A 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto conta comPatrocínio Diamante: GS Inima Ambient.Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida. Patrocínio Prata: Savegnago.Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho.Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil.Instituição Cultural: SESC.Apoio Cultural:ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.