Associação Fernanda Bianchini comemora 26 anos com documentário desafiador: ensino à distância para pessoas com deficiência em tempos de pandemia, dentro e fora do Brasil
A Associação Fernanda Bianchini – única escola no mundo a ensinar e a formar pessoas com diferentes tipos de deficiência em Ballet Clássico – comemora 26 anos de história nesta sexta-feira (16/4). E para tornar esta data ainda mais especial, a associação estará lançando o seu primeiro documentário.
Mesmo durante um momento tão desafiador, com o qual nos deparamos há mais de um ano, a AFB conseguiu surpreender, mais uma vez, a todos, desenvolvendo diferentes programas de ensino à distância, alguns com sequência pedagógica, áudio descrição e libras, durante a pandemia.
A escola acelerou o início de um projeto que já estava em andamento, adaptando alunos e professores à utilização de plataformas e ferramentas digitais e otimizando os seus canais de comunicação para se manter presente no dia a dia de todos aqueles que precisam ou querem se exercitar em casa.
Em tempo recorde programas específicos para o Ballet Clássico, Alongamento e Pilates foram criados e disponibilizados com acesso digital gratuito e aberto ao público, além da criação de Lives com professores e parceiros promovendo, quase que diariamente, temas ligados à Qualidade de Vida, Saúde e Bem Estar.
O documentário Reinventando 2020 e 2021, com roteiro e direção de Angela Rezé, destaca, entre outras coisas, essa trajetória inovadora e ao mesmo tempo permanente, de inclusão social para todos, apresentando, com exclusividade, a ativação do método Fernanda Bianchini em outros países, como Argentinam Austrália, Estados Unidos e Portugal com aulas à distância.
O lançamento do documentário acontece nesta sexta, às 19h, no canal do YouTube da Associação Fernanda Bianchini, reunindo a participação e depoimentos de alunos, professores e colaboradores sobre os novos desafios.
Sobre o documentário
Reinventando 2020 e 2021. por Fernanda Bianchini Saad
Direção e Roteiro:Angela Rezé
Edição Geral:Angela Rezé e Sergio Matta
Captação, Montagem, Pós edição, Tratamento e Colorização:Luciano Barbosa
Design Gráfico:Flavio Ribeiro
Áudio Descrição:Ver com Palavras – Lívia Motta
Linguagem de Sinais:Intérprete Claudia Giro
Agradecimentos aos parceiros:Grupo Prismma, LS Nogueira, Dr. Helio Brito Advogados, Clinica Fisio Bianchini, Padrinhos, Madrinhas e Voluntários da AFB
Sobre a AFB
Hoje, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, a AFB atende aproximadamente a 500 alunos, dos 3 anos até a Terceira Idade, com diferentes deficiências e propósitos gratuitamente, de segunda a sábado, com aulas de Ballet Clássico, Contemporâneo e Sobre Rodas, Dança de Salão e do Ventre, sessões de Fisioterapia, Musicalização, Pilates, Sapateado e Teatro.
Curso de formação a profissionais da área de Dança, Educação e Saúde também já faz parte do projeto de ensino da AFB, e deverá ganhar atenção especial com a inauguração da nova sede programada para dezembro deste ano.
Meio aos 60% de deficientes visuais, 30% de outros tipos de deficiências (física e intelectual), existe 10% de alunos sem nenhum tipo de deficiência frequentando as aulas. A ideia de mesclar os diferentes públicos foi uma estratégia encontrada para trabalhar a inclusão social e facilitar a interação entre grupos diversos.
O Método Fernanda Bianchini é o primeiro e único no mundo a ensinar pessoas com deficiência visual à arte da dança, através do tato e outros estímulos sensoriais. Nesses 26 anos mais de 3 mil alunos já passaram pela AFB. Alguns já se formaram e seguem profissionalmente atuando na própria escola, ensinando o que aprenderam a novos alunos.
A profissionalização de muitos trouxe um impacto social valoroso e muito otimista a todos os envolvidos nesta causa. Paralelamente ao ensino técnico, a associação também mantém com orgulho a Cia Ballet de Cegos, companhia de dança formada por bailarinas cegas da AFB que já desbravou diversos palcos e encantou muitas plateias pelo mundo, destacando sua participação em eventos e festivais realizados em Londres, Argentina, Alemanha, Nova York, Los Angeles, Chile, México e Polônia.