No Rio, doadores de sangue receberão SMS quando salvarem vidas
Quem doar sangue no Hemorio a partir de agora poderá receber, inesperadamente, uma boa notícia. O centro implementou um sistema que envia uma SMS ao doador no momento em que seu sangue for utilizado para salvar uma vida. Somente nesta quarta-feira, dia 03 de janiero, primeiro dia da ação, já foram enviadas 200 mensagens de texto para doadores.
"Seu sangue está salvando alguém agora mesmo! Pró-Vita e Hemorio informam: o sangue que você doou acabou de ser utilizado. Parabéns!", diz a mensagem enviada.
A Associação Pró-Vita, responsável pela implementação do sistema, explica que os códigos de barras das bolsas de sangue são interligados aos números de telefone e quando é computado no sistema que determinado sangue foi pego para utilização a mensagem é enviada automaticamente para o doador. Todo o sistema é criptografado, o que garante o sigilo dos doadores e receptores.
- É uma tentativa de sensibilizar o doador. A pessoa sai de casa, perde seu tempo tempo e depois dali ela não tinha mais conhecimento do que acontecia acom seu sangue. Agora, no exato momento que essa bolsa for usada, esse doador vai receber a sms. Isso tem um efeito bombástico. A pessoa nunca esperava receber um agradecimento por ter tido esse ato, mas com a ação esperamos que ela fique tão feliz que fale com a pessoa que está ao seu lado e a convença a doar sangue também. Em outros países, essa tecnologia trouxe um aumento de cerca de 30% na captação do sangue- afirma Ottmar Saffier, presidente de Associação Pró-Vita.
O método já é usado em outros países do mundo, como a Suécia, e é uma ferramenta importante para fidelizar os doadores. A medida pode ajudar a reverter a crise pela qual o banco de sangue historicamente passa nos meses de dezembro e janeiro, quando o período de férias acaba fazendo com que as pessoas deixem de doar.
No ano passado, o Hemorio conseguiu captar 79.788 bolsas de sangue, uma média um pouco maior que a de 2016, quando o centro coletou 62 mil bolsas. A doação de sangue é permitida para pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg. No caso de menores de idade, é necessária uma autorização dos pais. Não é preciso fazer jejum para doar sangue, é necessário apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos cerca de quatro horas antes e não ingerir álcool nas 12 anteriores à doação.
Serviço:
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.
Fonte: www.oglobo.globo.com