“Corso”, novo livro de Danilo Beyruth, será distribuído gratuitamente para instituições sociais de São Paulo
Escrito e ilustrado por Danilo Beyruth, o 30º quadrinho da editora Comix Zone aposta na aventura e na ficção científica para agradar públicos de diferentes perfis.
A ação, que tem o objetivo de estimular a criatividade através da leitura, acontece em janeiro de 2022 entre jovens da periferia.
A Filmland - produtora brasileira de cinema - realiza sua segunda ação de doação de livros para jovens de instituições sociais da periferia da cidade de São Paulo, por meio do Pro-Mac - Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.Desta vez, a ação, que tem o objetivo de estimular a criatividade através da leitura, entregará 600 exemplares do livro “Corso”, história em quadrinhos escrita e desenhada pelo quadrinista Danilo Beyruth, para as entidades Sylvio Passarelli (instituição não governamental com foco na educação para jovens)e Casa do Povo(centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória).
Recém apresentado pela editora Comix Zone, o livro de 232 páginas, que estará oficialmente disponível para o público em geral em janeiro de 2022, tem como mote a história de Corso, um talentoso piloto da República dos Cães, que tem um inesperado encontro com as forças da Monarquia dos Gatos e vai parar num planeta desconhecido e nada hospitaleiro, onde terá que sobreviver para retomar sua missão. O que Corso não esperava, era descobrir algo que nunca julgou ser possível.
Misturando aventura e ficção científica, Danilo Beyruth busca inspirações literárias de sua infância e usa a diversão como isca para reflexões pessoais a partir de questões comportamentais e olhares sobre o mundo trazidas pelos personagens. O leitor mais atento vai reparar na pitada política. No entanto, o autor assegura que, embora não haja como escapar dessa conotação, o caminho escolhido está diretamente ligado aos animais. “Cães são animais de matilha, com organização hierárquica. Gatos são mais pomposos e solenes”, comenta o quadrinista, em sua primeira experiência com o antropomorfismo.A edição de ‘Corso” tem acabamento de luxo, com capa dura, verniz localizado e impressão em papel off-set de alta gramatura.
Para Tubaldini Shelling, produtora da Filmland Internacional, o projeto de distribuir os livros junto às entidades que atuam com jovens, visa levar conhecimento e acesso à leitura a um público com pouco acesso aos lançamentos literários de maneira geral, principalmente os conteúdos do mundo geek, mangá e quadrinhos, que são um dos preferidos pelos jovens. “A ideia é levar a estes jovens um pouco do universo HQ, para, quem sabe, se inspirarem em autores e começarem a escrever e desenhar’, diz Shelling. “É uma alegria contribuir com esse movimento num país que, infelizmente, tem baixo hábito de leitura. Mesmo, uma obra em quadrinhos pode ajudar a estimular mudanças na vida das pessoas”, completa Danilo Beyruth.
Também cartunista e ilustrador, Beyruth é publicitário, ganhador de vários prêmios HQ Mix e considerado um dos maiores nomes brasileiros dos quadrinhos na atualidade. Na bagagem, além de produções de ficção científica, carrega criações de histórias de super-heróis, HQ com foco no cangaço e na colônia japonesa de São Paulo, e histórias de terror, como ‘Love Kills”, primeiro livro distribuído pela Filmland dentro do Pro-Mac.
Por mais de dez anos, Danilo Beyruth trabalhou na DPZ Propaganda como diretor de arte, e foi sócio do consagrado estúdio Macacolândia. Desde 2007 escreve e desenha histórias em quadrinhos, sendo o criador do personagem Necronauta e autor das HQsBando de DoiseSão Jorge.Em 2012, lançou o álbum de estreia do selo Graphic MSP (selo autoral do estúdio Maurício de Sousa, que publica histórias com uma abordagem mais adulta dos personagens clássicos da Turma da Mônica),Astronauta – Magnetar.
Danilo também tem colaborado para o cinema brasileiro: sua HQ “Samurai Shirô” serviu de inspiração para asuperprodução de ação produzida pela Filmland, “A Princesa da Yakuza”.Colaborou também na criação de personagens para o filmeMotorrad, da produtora Filmland, selecionado para o Toronto Film Festival. Seus trabalhos em quadrinhos foram publicados na Espanha, Alemanha, França, Itália, Portugal e Argentina.
SOBRE A PRODUTORA - FILMLAND
Criada em 2001, a Filmland Internacional é uma produtora cultural de grandes produções de teatro e filmes, para o mercado nacional e internacional, que tem como produtora Tubaldini Shelling. Em seu portfólio, há diversos filmes muito bem recebidos pelo público e prestigiados em festivais. Entre eles, “O Vendedor de Sonhos”, baseado no livro de Augusto Cury e dirigido por Jayme Monjardim, que está entre as 10 maiores bilheterias nacionais em 2016, lançado pela Warner Bros - tornou-se também um dos maiores sucessos da Netflix na América Latina.