Você já sabe como pode ajudar a erradicar a pobreza?

Para começar, dentre as várias possibilidades de abordagens, vamos definir como premissa conceitual para essa nossa conversa que a pobreza é a falta de acesso a serviços essenciais (saneamento básico, saúde, educação, energia elétrica, entre outros), bens de consumo, sobretudo alimentos, e bens materiais necessários à manutenção da vida em condições básicas.(RAE-eletrônica, Volume 1, Número 2, jul-dez/2002.)

No Brasil, de acordo com o Ranking do Saneamento Básico de 2019 do Instituto Trata Brasil, há 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada, 100 milhões sem coleta de esgotos e menos da metade (46%) do esgoto produzido no Brasil é tratado.

Fonte: Trata Brasil / Infográfico: G1 atualizado em 24/06/2020


Segundo o PNAD, são quase 7% ou mais de 11 milhões de pessoas no país que têm 15 anos ou mais e não sabem ler e escrever um simples bilhete. 

Agravando tudo isso, há neste exato momento mais de 10 milhões de brasileiros desempregados; e de acordo com a PNAD Contínua (do 1o tri de 2022), destes, 4,3 milhões tentaram por mais de dois anos encontrar emprego e simplesmente desistiram de buscar. 

O desemprego estrutural está criando um contingente de pessoas às margens da economia formal, e de modo perene! São profissionais de funções que não existem mais, ou em breve deixarão de existir e que não encontram recolocação ou um outro caminho de volta ao mercado de trabalho.

E infelizmente isto não é um cenário só nosso e sim global; e que, potencializado pela concentração de riqueza, deixa ainda mais inacessível o básico para um grupo crescente de pessoas. 

De acordo com o Relatório Mundial das Desigualdades para 2022, os 10% mais ricos capturam 78% da riqueza mundial, restando à metade da população 2%.  

Fonte: Relatório Mundial das Desigualdades para 2022 - Escola de Economia de Paris (Equipe de Thomas Piketty)

Como uma pessoa pode mudar tudo isso? Como reequilibrar a balança? 

Meu intuito de pinçar algumas das bombásticas estatísticas da exclusão social não é documentar a tragédia, e sim exemplificar como nós como indivíduos podemos fazer para nos transformarmos em potentes canais de "cura" para este cenário.

Como colaboradores em uma empresa, estamos inseridos em um grupo maior. E é na mobilização deste grupo que mora a chave do sucesso em qualquer iniciativa que vise minorar até erradicar a pobreza. Hoje as empresas, por conta do ESG, conceito mais estruturado e segmentado da Sustentabilidade que vimos buscando há décadas, olha com afinco para os pilares do Meio Ambiente, da Governança e do Social como meio de valoração da empresa, para além de simplesmente seu faturamento. Com isso, as práticas relativas a estes temas na empresa passam a representar não apenas sua visão, estratégia e propósito, mas também a  influenciar no resultado financeiro da mesma. Traduzindo para a prática: você vai conseguir o apoio do seu gestor imediato e até mesmo da diretoria, se conseguir mostrar onde que a sua ação ou a sua participação em uma ação, ajuda na valoração da empresa, na medida em que ela entrega impacto social positivo. Entendeu?

Se suas ações trouxerem ACESSO à população beneficiada, por exemplo: 

ofertando mais infra-estrutura para OSCs e Comunidades (construção de um parquinho, limpeza de parques, reforma de uma via de acesso etc);

ou, viabilizando acesso à saúde, educação, fontes de renda (como fomento ao empreendedorismo); o "OK, vá em frente!" é praticamente garantido! 

Pois são, sem dúvida, alguns dos vários caminhos para a erradicação da pobreza que encantarão seus gestores ainda mais se forem traduzidos em ações atreladas aos pilares estratégicos da sua empresa e do programa de voluntariado. 

Deixa exemplificar para você:

Minha empresa atua no setor de construção. Estamos presentes em várias regiões hermas do país, sem acesso ao básico de infraestrutura. Nosso programa de voluntariado preconiza o pilar da sustentabilidade. Que tal você propor uma ação de educação e mão na massa para preservação do meio ambiente em comunidades onde estejam presentes e tenham gerado algum impacto?

Outro caso para facilitar mais a compreensão: minha empresa atua no setor na moda e o voluntariado tem a educação como foco principal. Puxa!! Tem um universo de possibilidades para você propor. Palestras fomentando a economia circular, fomentando o melhor usos dos recursos, reestruturando processos e ensinando a empreenderem em atuais gaps da cadeia que podem ser melhorados com a visão da economia circular sobre um determinado fluxo de produção;

Ou oficinas de mentoria para pequenos produtores que alimentam a produção da sua empresa; 

Ou ainda, levar para as escolas locais ações mão na massa para que as crianças tenham uma vivência prática sobre alimentação saudável e possam mudar seus hábitos e ter acesso a uma fonte de saúde por meio de uma horta comunitária etc

Será assim no conta gotas, no um a um, despertando a cidadania em todos que atuam dando e recebendo no voluntariado que seu programa erradicará a pobreza aos poucos, e de modo certeiro.

Bora fazer ações neste mês de outubro com o foco em erradicar alguma das várias faces da pobreza? Se topar o desafio, volta aqui e conta para a gente com riqueza de detalhes?

Queremos compartilhar nesta comunidade exemplos de ações com este foco para inspirar e quem sabe até promover parcerias. Esperamos notícias suas: sociomotiva@sociomotiva.com.br.

Mãos à obra e parabéns pela jornada até aqui!


Samantha Jones 

Diretora de Inovação do V2V


Fontes:

https://www.scielo.br/j/raeel/a/LVPkw9yHZfJ9kvjC8VSgTsh/?format=pdf&lang=pt

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/24/raio-x-do-saneamento-no-brasil-16percent-nao-tem-agua-tratada-e-47percent-nao-tem-acesso-a-rede-de-esgoto.ghtml

https://docs.google.com/document/d/1EKn-jTnGnznJ-YZ7MndPo2fitnsU2IiUm7dmK2QWxcg/edit#:~:text=indicadores%20Por%20Ano-,paine

lsaneamento,-.org.br

https://economia.ig.com.br/2022-08-12/brasil-pessoas-desistiram-procurar-emprego.html

https://outraspalavras.net/desigualdades-mundo/novo-mapa-da-desigualdade-global/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/taxa-cai-levemente-mas-brasil-ainda-tem-11-milhoes-de-analfabetos