Neste inverno, aqueça com agasalho e solidariedade

04/06/2018 10:34

É nos primeiros ventos frios, que começam a soprar em maio, que lembramos do inverno. Com ele vem sempre a ideia de fazer uma campanha do agasalho para ajudar quem não tem como se aquecer nessa época. Em geral, essas iniciativas são simples e geram bons resultados. No entanto, que tal, este ano, ir além? Mais que jaquetas, meias, calças, gorros, sapatos fechados e luvas, doar um pouco de carinho, solidariedade e aquela habilidade especial que só você e seus colegas têm?

O primeiro passo, é, claro, organizar a campanha do agasalho propriamente dita. Isto se faz mobilizando sua empresa ou vizinhança com cartazes, e-mails e mensagens via redes sociais. Para atrair mais gente, faça uma arte caprichada (veja alguns exemplos abaixo). Essas formas de comunicação devem mostrar onde deixar o agasalho, o prazo de entrega e lembrar que doar peças em bom estado é fundamental. Nada de meia furada, casaco rasgado ou cheio de sujeira.

Peça também para as pessoas deixarem tudo dobrado, para facilitar a distribuição. Outra ideia é separar uma caixa para cada tipo de roupa. Assim, a pessoa que for receber pode escolher o que mais lhe interessa.

 

  • Agasalhos Salvam Vidas (Exército da Salvação)

Crédito: Exército da Salvação (Agência: WMcCann​)

Nesta campanha do Exército de Salvação as peças para mídia mostram um extintor de incêndio e uma boia, feitos com o mesmo material de agasalhos. O objetivo é mostrar que assim como esses objetos, a solidariedade em doar na época mais fria do ano também pode salvar vidas.

  • Campanha do Agasalho 2010 (Prefeitura de São Paulo)

Crédito: Prefeitura de São Paulo

Sob o mote "Quanto mais gente, mais quente". Uma "caixa termômetro" dá o tom da ação, que mostra a temperatura subindo conforme as roupas são doadas. heart

  • Campanha do Agasalho Doctor Clin 2013

Crédito: Doctor Clin

Ação solidária que incentivou a doação de roupas, calçados e cobertores que as pessoas não usavam mais para ajudar a aquecer quem realmente precisava.

 

E por falar nos beneficiados, após a coleta, vale fazer uma reunião para saber a quem e onde doar. Pode ser uma comunidade próxima, moradores de rua, uma ONG parceira ou uma campanha pública. Algumas prefeituras, por exemplo, organizam coletas e pontos de distribuição. É o caso das de São Paulo (veja o site da campanha) e Porto Alegre (veja os pontos de coleta). 

Inove no Inverno

Aqui entra a possibilidade de fazer algo diferente. Que tal inovar nesse momento? A campanha “Amor no Cabide”, por exemplo, sugere que as roupas sejam penduradas em cabides, que podem ser espalhados pela cidade acompanhados de mensagens de fraternidade. A ideia, segundo os organizadores, é “doar amor através de agasalhos”. Para isso, disponibilizam cartazes para qualquer um imprimir em casa.

A campanha "Street Store" (lojas de rua, em inglês) vai na mesma linha. Nascida na África do Sul a iniciativa busca dar mais dignidade a pessoas em situação de pobreza que recebem agasalhos durante o inverno. Em vez de simplesmente entregar as peças, a ideia é montar uma espécie de loja na rua (daí o nome), com araras e cabides, e deixar que cada um escolha o que desejar. No site da campanha (em inglês), há materiais gratuitos em português para download, como o cartaz abaixo.

Outra iniciativa interessante é a do pessoal do “Cozinheiros do Bem”, da capital gaúcha. Eles organizam campanhas e, para promover a entrega, organizam churrascos com os beneficiados. Servem boa comida, disponibilizam roupas e, em troca, ganham afeto e lições de vida.

Há também a turma do “Minigentilezas”, que tem diversos pontos de coleta de pequenos mimos que as pessoas recebem em viagens e acabam não utilizando, como sabonetes, pasta de dente e shampoo. Seu grupo pode entrar em contato com esse pessoal e sugerir, por exemplo, a entrega de kits completos de higiene, acompanhados de roupas. Ou fazer esta ação por conta própria.

O que vale é aquecer o corpo e a alma de quem mais precisa!

Ah, não deixe de registrar a ação aqui no Portal! Poste fotos, histórias e tudo o mais que achar necessário. Seu registro pode ajudar outras pessoas a colocar a mão na massa e espantar o frio do inverno. 

Boa ação! yes

 

 

 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se