Confraternização solidária: confira o passo a passo para organizar uma ação nesse fim de ano

30/11/2017 12:55

Fim de ano o calendário fica cheio de confraternizações: família, trabalho, amigos... 

Que tal aproveitar esses momentos de celebração para fazer o bem e sensibilizar mais pessoas para o voluntariado?

Confraternização solidária

O que

Fim de ano é hora de celebrar, afinal, um ciclo está se fechando e um novo, cheio de expectativas, vai começar. Nessa época é muito comum os colegas e amigos se reunirem num ambiente mais descontraído. Então, que tal aproveitar esse desejo e promover uma celebração diferente?

A ideia é propor que essa celebração seja feita de uma maneira diferente: numa organização social. Se você é voluntário, provavelmente passou o ano trabalhando mais de perto a uma dessas organizações. Se não for o caso, talvez seja a oportunidade de conhecer uma.

Promova uma confraternização entre seus colegas, por exemplo, um almoço no fim de semana, numa dessas organizações. Assim, além de estarem juntos num ambiente diferente e mais descontraído, seus colegas podem conhecer um pouco mais do trabalho dessa organização e até mesmo do seu esforço junto a ela. Quem sabe assim eles não se animam a serem voluntários no ano que vem?

Passo a passo

  1. Proponha a ideia a seus amigos e colegas. "Que tal fazer uma confraternização diferente esse ano?". Explique que vocês vão sim confraternizar, apenas num ambiente diferente do que o usual. 
  2. Procure uma organização social próxima a vocês. Se você já é voluntário em alguma organização, é a oportunidade de seus amigos conhecerem o trabalho dela e o seu como voluntário.
  3. Explique a ideia, veja se a organização topa e pense nos detalhes logísticos. Será um almoço? A organização possui cozinha pra preparação? Vão participar só os funcionários ou também os beneficiários? Organize os detalhes em parceria com a organização e seus amigos. No caso de um almoço ou jantar, vocês podem combinar que cada um leva um prato ou uma parte do grupo cozinha e os participantes pagam um "convite" para a confraternização. Para abater os custos, vocês podem buscar doações com a família e em mercados da região. Se houver algum lucro na venda dos convites, o valor pode ser revertido para a organização. Pense no que será mais fácil e confortável para vocês. 
  4. Depois de acertados todos os detalhes, no dia da comemoração, prepare o ambiente pra que fique agradável e descontraído. Lembre-se: não é uma ação social, mas apenas uma confraternização feita na organização.
  5. Aproveite o momento para mostrar aos seus colegas o trabalho que a organização realiza, suass necessidades, o que vocês têm feito como voluntários, o impacto na vida dos beneficiários, etc. E claro, divirtam-se e confraternizem entre si e com as pessoas da organização escolhida.

Lembre-se:

Fotografe a ação e poste os resultados no Portal para inspirar outros colegas a fazerem o mesmo.

Material necessário

  • Alimentos
  • Mesas e cadeiras
  • Copos, talheres, guardanapos
Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se