Arte e cultura: confira o passo a passo para promover um show de talentos beneficente

04/08/2017 15:20

A arte e a cultura são elementos com capacidade transformadora em nossa sociedade. Através dos mais diferentes tipos de manifestação, a arte e a cultura atravessam gerações e classes sociais e endossam aspectos importantes da educação.

Nossa sugestão de ação deste mês é promover um show de talentos beneficente, que pode ser feito na empresa ou numa organização social.

.

Show de talentos beneficente

O que

A ideia é convidar seus colegas a compartilharem seus talentos num momento especial, que pode ser durante o período de almoço ou num dia após o expediente. Cantar, dançar, atuar, recitar um poema, tocar um instrumento, fazer um grafite... tudo o que for relacionado à arte e/ou à cultura está valendo. Para se inscrever no show de talentos e para assistí-lo, você e os colegas que estão te ajudando a organizar podem cobrar uma "entrada" simbólica, que pode ser, por exemplo, um livro em bom estado. Com a arrecadação, vocês podem encaminhar estes livros para a biblioteca de alguma escola pública próxima ou algum projeto ou organização social que vocês conheçam e recebem livros. 

Mais legal ainda é promover esse show de talentos numa organização social escolhida por você e seus colegas. Por exemplo, no caso de uma casa de repouso, vocês podem descobrir os possíveis talentos dos idosos que vivem ali e estimular que eles participem, com a ajuda dos voluntários na prepação e/ou até mesmo na apresentação. Assim também pode ser numa organização que atenda crianças e adolescentes: estimule-as a participar e chame os voluntários para ajudar na preparação delas, podendo até participar junto na apresentação em alguns casos. Divulgue o show de talentos na sua empresa, para as famílias dos beneficiários, para os parceiros da organização e a comunidade num geral. Para a entrada, faça a cobrança simbólica de um livro em bom estado ou algum outro item escolhido pela organização.

O importante é usar a criatividade, compartilhar arte e cultura num momento de festa e desconcentração e de quebra, ainda promover uma arrecadação. 

Passo a passo

  1. Reúna amigos e colegas interessados em te ajudar a promover a ação.
  2. Se ela for na empresa, pense num local no qual a ação possa ser realizada, como o auditório ou refeitório da empresa, e corra atrás das autorizações internas necessárias. Caso a ação seja feita numa organização social, façam contato com os responsáveis e apresentem a proposta.
  3. Depois de escolhido local, data e horário, divulguem bastante e abram o período de inscrições. No caso da empresa, separem um local ou um responsável com o qual os interessados possam deixar o livro doado. No caso da organização social, peçam ajuda das pessoas que já trabalham lá para estimular a participação. Aliás, eles também podem participar.
  4. Fechado o período de inscrições, montem a agenda das apresentações e divulguem, convidando às pessoas a assistirem. No caso da empresa, use e abuse dos meios internos para isso. No caso da organização social, com a ajuda de seus colegas, divulguem para o maior número de pessoas possíveil: colem cartazes nos comércios da região, deixem convites na caixa de correio das casas do bairro, peçam ajuda para divulgação nas escolas da região, chamem seus colegas de empresa para prestigiar, descubra se a organização em questão tem parceiros e convide-os, etc. Não se esqueça de mencionar a "entrada" simbólica.
  5. No caso da organização social, prepare os participantes que quiserem essa ajuda. Divida os voluntários para ensaiarem os grupos e quem sabe, até participar da apresentação. Esse pode ser um momento especial de troca entre os voluntários e os participantes.
  6. Prepare o espaço para o dia. Enfeite o palco, distribua as cadeiras, separe mesas ou caixas na entrada para receberem as doações.
  7. Façam um show lindo e aproveitem uma noite gostosa, com arte, cultura e muita celebração.

Lembre-se:

Fotografe a ação e poste os resultados na rede para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

 

Bom trabalho! :)

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se