Dia do Meio Ambiente: confira nosso passo a passo para organizar uma caminhada ecológica

31/05/2017 09:32

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Estar em contato com a natureza é uma forma de admirá-la, de conhecer mais sobre ela e de reconhecer a necessidade de protegê-la. Então, que tal aproveitar o mês de junho para reunir amigos, colegas e família, em uma manhã diferente, unindo saúde, diversão, conhecimento e contato com a natureza?

Organizando uma caminhada ecológica

O que

Caminhadas ecológicas envolvem saúde e conscientização. Aproveite o mês do meio ambiente para organizar uma caminhada ecológica em grupo! Alguns parques já oferecem passeios guiados gratuitamente ou possuem trilhas leves que podem ser feitas sem acompanhamento. Durante ou ao final do passeio, promova uma reflexão sobre o que os participantes viram de interessante, o que cada um faz no dia a dia para cuidar do meio ambiente, o que cada um se comprometerá a fazer a partir desse dia, etc. Se for permitido no local, finalize o dia com um piquenique gostoso para celebrar o momento.

Passo a passo

  1. Escolha um sábado ou domingo do mês para a realização da caminhada. Se necessário, consulte a previsão do tempo para escolher um dia de sol. 
  2. Pesquise e escolha um parque em sua cidade que tenha bastante área verde. Garanta que o parque esteja aberto no dia desejado. Alguns podem até já ter passeios guiados ou trilhas sinalizadas que podem ser realizadas sem guia (veja exemplos na seção "Links úteis"). Verifique com a administração do parque se há benefícios ou regras para a inscrição de grupos.
  3. Convide os colegas de trabalho para participar e também suas famílias. O ideal é que seja uma caminhada leve para que crianças e idosos possam se juntar ao grupo. 
  4. Marquem horário e um ponto de encontro que pode ser dentro do parque ou na própria empresa.
  5. Aproveitem a caminhada! Curtam um momento de descontração e bem-estar, mas não se esqueçam de promover uma reflexão sobre a importância da natureza. Conversem sobre o que cada um já faz ou pode fazer em seu dia a dia para preservar o meio ambiente.
  6. Uma sugestão bacana é encerrar o passeio com um piquenique gostoso. Mas atenção: confira se no parque em que vocês estão é permitida a prática. Alguns parques possuem áreas de preservação onde não é permitido promover piqueniques ou levar alimentos.

Material necessário

  • Roupas e calçados confortáveis
  • Água
  • Toalha e cangas
  • Lanchinhos

Lembre-se:

Fotografe a ação e poste os resultados na rede para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Links úteis

Bom trabalho! :)

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se