Grande mobilização nacional em prol da educação acontece neste dia 20 de maio

19/05/2017 11:13

Imagine mais de 1,2 mil escolas "ocupadas" simultaneamente, em um sábado à tarde, oferecendo atividades que estimulem o desenvolvimento educacional e que permitam que crianças e adolescentes aprendam em um ambiente de diversão: essa é a proposta do EducAção Escoteira, um projeto dos Escoteiros do Brasil, que acontece neste sábado, 20 de maio, em todo o país.

Executado dentro das mais diversas instituições de ensino, a proposta quer oferecer aos estudantes a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro, criando uma relação direta de aprendizado entre os espaços de educação formal e educação não formal. A atividade, de âmbito nacional, acontecerá anualmente aos terceiros sábados de maio – neste ano acontece a 1ª edição do EducAção Escoteira. 

Para as escolas que acolherão o projeto, ele representa a oportunidade de desenvolver atividades de apoio à aprendizagem, de experimentação e pesquisa, principalmente no que se refere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Por isso, todas as atividades sugeridas têm relação com a proposta curricular das escolas. Assim, os alunos se envolvem com conteúdos escolares por meio de atividades escoteiras que estimulam o trabalho em equipe e a autonomia na tomada de decisões.  

Para o Movimento Escoteiro, as atividades fazem parte da sua missão: "Promover o EducAção Escoteira faz parte do comprometimento com a educação para a vida, que deve refletir-se em todas as dimensões dos jovens, ajudando-os a evoluir e crescer como pessoas, inclusive no que diz respeito ao progresso na educação formal", explica Alessandro Garcia Vieira, presidente da Diretoria Executiva Nacional dos Escoteiros do Brasil.

O projeto

Trata-se de uma atividade conjunta entre escoteiros e estudantes, cujo conteúdo educativo irá impactar positivamente a todos. O Escotismo possui uma sólida experiência em proporcionar atividades educativas de forma divertida e atraente e teremos, a cada ano, um novo conjunto de atividades propostas, com duração de duas a três horas, sempre associado ao tema anual dos Escoteiros do Brasil. Neste ano o tema "Escotismo & Desenvolvimento Sustentável", busca alimentar a conscientização sobre as questões de meio ambiente e utilização adequada dos recursos naturais.

Como participar?

Os grupos escoteiros entram em contato com as escolas onde pretendem realizar o evento e, juntos, decidem qual o período de duração e o horário mais adequado para realizar a ação. Caso a escola queira participar, basta a direção da escola buscar o grupo mais próximo em sua comunidade e demonstrar seu interesse em realizar a atividade.

Escotismo

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.

Escoteiros do Brasil

Criada em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2016, contou com um efetivo de 92.029 escoteiros, nos quais 22.597 são voluntários adultos. A organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.

 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se