Maio Amarelo: sugerimos uma ação simples e divertida para promover com seus colegas

02/05/2017 11:32

O Maio Amarelo é um movimento global para o debate e conscientização da segurança viária. Dado o índice alarmante de mortos e feridos no trânsito todos os anos, o movimento junta o poder público e a sociedade civil para promover ações de reflexão e conscientização sobre o tema, propagando a cultura do trânsito seguro. As empresas, como parte da sociedade, são convidadas a participarem do movimento promovendo ações e engajando seus colaboradores nessa reflexão.

Neste ano, o mote do Maio Amarelo é #MinhaEscolhaFazADiferença. No trânsito estamos o tempo todo fazendo escolhas. Ao entrar no carro, optamos por colocar o cinto de segurança ou não, mesmo que o uso seja obrigatório. Se estou dirigindo e o celular toca, escolho atender ou não, mesmo que não seja permitido dirigir falando ao telefone. Como pedestre, posso atravessar na faixa destinada a mim ou atravessar num outro local, colocando minha vida em risco. Nossas escolhas têm consequências e são elas que podem proteger a nós mesmos, quem amamos e quem é amado por outras pessoas.

 

 

Que tal promover essa reflexão sobre a importância das nossas escolhas no trânsito, por meio de uma ação simples e descontraída na empresa?

Como

Junte alguns colegas e crie um semáforo de cartolina. Para chamar atenção, vocês todos podem estar vestidos de amarelo. Fiquem num local de passagem e “brinquem” com as pessoas que estão passando. Parem na frente delas apontando para o sinal vermelho e digam que, antes de seguir, elas precisam responder algumas perguntas. A ideia é usar situações simples do trânsito para as pessoas fazerem suas escolhas. Por exemplo, “você é ciclista e está com pressa. Há dois caminhos possíveis: virar à esquerda, numa rua que é contramão, mas que te faz chegar em menos de um minuto a seu destino ou virar à direita, respeitando a mão correta e dando uma volta por um caminho maior, que levará mais tempo. Qual sua escolha?”. Na seção de “Dicas”, daremos outras sugestões de perguntas.

Se esse colega fizer a decisão mais segura, façam uma festa e o parabenizem de forma bem descontraída. Se for possível, levem objetos festivos que façam barulho, como cornetas, etc. Também é interessante comentar a importância dessa decisão correta. Caso o colega tome uma decisão mais arriscada, expliquem as possíveis consequências dessa decisão e falem rapidamente sobre a importância de boas decisões no trânsito. Vocês podem escolher fazer uma ou duas perguntas, mas a ação deve ser rápida. Ao final, seja qual for a resposta, entreguem o laço amarelo do movimento com o alfinete e sugira que seja colocado na roupa pelo menos durante aquele dia, a fim de lembrar o papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro.

Passo a passo

  1. Veja entre seus amigos e colegas quem topa fazer parte da ação;
  2. Escolham um local de passagem, mas que não atrapalhe as atividades da empresa. Pode ser, por exemplo, próximo à saída do restaurante. Durante seu planejamento, envolva o Programa de Voluntariado da sua empresa para ver se existe alguma restrição de realização desta ação. Ou procure a área responsável pelo voluntariado ou RH. 
  3. Reúnam-se para decidirem os detalhes da ação. Façam uma listinha de perguntas que podem ser usadas no dia para a brincadeira (vocês podem numerá-las e pedir que a pessoa escolha um número para responder, por exemplo). Para ficar mais legal, as perguntas podem estar em “fichas”, feitas com pedaços de cartolina retangular decoradas atrás, como se fossem fichas de apresentadores de programas de televisão. Além disso, criem um semáforo com cartolina (é bem simples, na internet vocês encontram alguma referência). Também, se for possível, preparem as fitinhas amarelas com alfinetes para serem distribuídas.
  4. No dia da ação, estejam no local, de preferência todos vestidos de amarelo. Para chamar mais atenção, além do semáforo, levem materiais como cartolinas, bexigas amarelas, cornetas, apitos, etc.
  5. Conforme as pessoas estão passando, aborde-as de maneira descontraída e as convide para brincar rapidamente. Dependendo do número de colegas, vocês podem se dividir em duplas ou trios para abordarem mais gente. Digam que o sinal está fechado e que enquanto isso, elas devem responder algumas perguntas. Façam de 1 a 3 perguntas, para não tornar a ação demorada.
  6. Não esqueçam de comentar a resposta dada, independentemente se certa ou errada. Ao final, entreguem a fita amarela e sugiram que seja usada na roupa durante aquele dia.

Material necessário

  • Fichas com as perguntas e as respostas corretas
  • Semáforo de cartolina
  • Cartolina, bexigas amarelas, cornetas, apitos, etc.
  • Fitas amarelas para os laços
  • Alfinetes

Lembre-se:

Fotografe a ação e poste os resultados na rede para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Dicas

Abaixo, daremos algumas dicas de perguntas que podem ser utilizadas na brincadeira. Não esqueça de reunir os colegas antes da ação e usar da criatividade para vocês formularem outras perguntas.

  • Você está dirigindo e seu celular toca. É seu chefe que sempre precisa falar com você com urgência. Você: a) manda uma mensagem dizendo que está dirigindo e depois retorna. b) atende c) espera chegar ao seu destino para retornar ou encosta o carro em um local seguro e liga para ele.
  • Você está atrasado para um compromisso para o qual está indo a pé. No caminho tem uma avenida larga e movimentada. Os carros parecem ainda estar longe de onde você está, mas não existe faixa de pedestre nesse local. A faixa fica a alguns metros. Você atravessa fora da faixa mesmo para chegar mais rápido, ou você anda até a faixa de pedestres e espera o sinal para atravessar?

Bom trabalho! :)

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se