Fundação Siemens e Instituto Sabin se unem pela educação infantil

14/03/2017 12:46

A Fundação Siemens firmou uma parceria com o Instituto Sabin para aumentar o alcance do Projeto Experimento, programa que tem o intuito de estimular em crianças o interesse pela ciência. O Instituto vai levar o projeto, que já está em andamento desde 2015 e já beneficiou cerca de 20 mil alunos em sete estados brasileiros, para 19 entidades sociais no Distrito Federal e entornos. É esperado que 5700 crianças sejam impactadas pela parceria nessas novas escolas beneficiadas até janeiro de 2019.

A meta do Projeto Experimento para 2017 é ampliar o alcance do programa para 30 mil alunos em 12 estados.

A parceria foi viabilizada graças à Siemens Healthineers, divisão de saúde da Siemens, que enxergou a possibilidade e engajou as duas entidades. A princípio, a parceria tem a duração de dois anos, podendo ser renovada. A expectativa da Fundação Siemens é que a parceria se torne permanente e que o Instituto Sabin se torne um multiplicador do projeto. Além disso, de acordo com Bianca Talassi, Secretária Executiva da Fundação Siemens, as entidades acreditam na força da educação e esse acordo pode abrir caminho para novos projetos no futuro.

Novas projeções

A previsão é que as aulas nas novas escolas comecem ainda no primeiro trimestre escolar, impactando crianças a partir dos seis anos. Cada professor pode atender entre 20 e 30 alunos e, nessas 19 entidades, serão treinados dois professores por instituição, totalizando 38 novos professores para a condução do programa. Uma das metas estipuladas é de aumentar este ano o número de professores/multiplicadores em todo o Brasil de 500 para 1500.

"A gente fica muito feliz em poder estender uma parceria que já é bem sucedida no âmbito comercial, de negócios. Foi algo bem simbólico para a gente, conseguir fazer a ponte entre duas iniciativas que cada instituição já fazia, mas que poderiam trabalhar em sinergia, que é o caso agora" disse Fabio Deboni, gerente executivo do Instituto Sabin.

Aumenta o interesse de crianças e jovens pela ciência

O Projeto Experimento, concebido pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens na Alemanha), tem como objetivo aprimorar o ensino de ciências e fomentar o interesse por questões científicas em crianças e jovens por meio de uma metodologia que incentiva o aprendizado pela descoberta e parte de iniciativas similares na Alemanha, onde teve origem. “Esse crescimento mostra de maneira clara o comprometimento da Fundação Siemens com o ensino STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e a importância de discutir o tema em uma agenda pública, buscando o desenvolvimento do nosso país. Por meio das parcerias firmadas, notamos que a preocupação está presente na indústria, no empresariado, no terceiro setor, nas instituições de ensino e nas secretarias de educação, porém precisamos agir rapidamente”, afirma Bianca Talassi.

O projeto atua capacitando professores com métodos, instruções e materiais que encorajam crianças a pensarem de forma independente e criativa sobre problemas científicos e suas soluções. A metodologia facilita aos professores traduzir o princípio do aprendizado por descoberta em práticas de ensino. Nela, crianças e jovens são gestores do próprio conhecimento, explorando fenômenos naturais de forma independente através da experimentação.

Para mais informações sobre o Projeto Experimento acesse: http://www.siemens-fundacao.org/Projeto.aspx?p=1357

 

Abaixo, seguem as entidades que serão beneficiadas com a parceria Fundação Siemens e Instituto Sabin:

Instituição   Cidade/Bairro
Comunidade Sagrada Face de Jesus Cristo   Luziânia - GO
Casa de Ismael - Lar da Criança   Asa Norte
Casa do Candango   Asa Sul
Ação Social do Planalto   Asa Sul
Ação Social Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Promovida)   Asa Sul
Associação Benéfica Crista Promotora do Desenvolvimento Integral - Creche São José Operário Cidade Estrutural   Estrutural
Coletivo da Cidade - Coletivo Saúde   Estrutural
Nosso Lar   Núcleo Bandeirante
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília- Centro Social Luterano Cantinho do Girassol   Ceilândia
Centro Comunitário São Lucas – CECOSAL   Ceilândia
Abrigo Bezerra de Menezes   Ceilândia
Instituto Nair Valadares   Riacho Fundo
Assistência Social Casa Azul   Samambaia
Sociedade do Amor em Ação (Projeto Coração do Itapoã   Itapoã
Centro de Desenvolvimento Comunitário em Sobradinho (ACM)   Sobradinho II
Lar Fabiano de Cristo/Casa de Lívia   Planaltina
Obras Assistenciais Padre Natale Battezzi (OASAS)   Gama
Associação das Obras Pavonianas de Assistência (AOPA)   Gama
Federação de Bandeirantes do Brasil-DF/ Núcleo Paranoá   Paranoá

 

Sobre o Instituto Sabin

Criado em 2005 e qualificado como OSCIP, o Instituto Sabin surgiu com a missão de reunir e formalizar as práticas de responsabilidade social exercidas pelo Laboratório Sabin. Atualmente, o Instituto Sabin tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida de comunidades onde o Grupo Sabin atua nas áreas de saúde, esporte e educação. Até 2016, mais de 800 mil pessoas haviam sido beneficiadas com as ações, projetos e apoio do Instituto.

Sobre a Fundação Siemens no Brasil

A Fundação foi criada a partir da necessidade de contribuir com o desenvolvimento local, primordialmente nas comunidades onde atua, a partir do entendimento de que ao sermos parte integrante da sociedade, também somos responsáveis por sua situação e ao mesmo tempo, agentes transformadores. Seu foco de atuação está voltado basicamente para a Educação e Desenvolvimento Local através de Tecnologias Básicas. 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se