Esta ação já aconteceu
Icon a76dc9e2 3c68 4330 82b6 a3698d7366ff

Fórum Desafios do Colesterol no Brasil será debatido no dia 9 de agosto

Brasil - São Paulo
09/08/18 até 09/08/18
Status
Aberta
Criado em
12/07/2018

8 de agosto é Dia Nacional de Combate ao Colesterol Alto. Para celebrar esta data, o Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC), formado por 4 associações de pacientes, organizou o Fórum Desafios do Colesterol no Brasil, que ocorrerá no dia 9 de agosto, às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Infarto e AVC são as primeiras causas de morte mundiais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de mortes no Brasil. No período de 2004 a 2014, foram responsáveis por 3.493.459 óbitos, 29% do total, sendo uma morte a cada 40 segundos no país. As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. O alerta, a prevenção e o tratamento adequados podem reverter essa grave situação.

Outra pesquisa mostra que Os custos estimados por Doença Cardiovascular (DVC) foram de R$ 37,1 bilhões de reais no ano de 2015, um aumento percentual de 17% no período de 2010 a 2015. Os custos estimados pela morte prematura por DCV representam 61% do total de custo por DCV, os custos diretos com internações e consultas foram de 22% e os custos pela perda da produtividade relacionados à doença foram de 15% do total. Os gastos com saúde no Brasil são estimados em 9,5% do PIB e o custo médio das DCV foi estimado em 0,7% do PIB.
Pensando nisso, este fórum tem o objetivo de discutir e pressionar a aprovação do protocolo estadual em SP para o tratamento da hipercolesterolemia familiar, e terá a presença de um representante da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, da Cinthia Elim Jannes, coordenadora do Programa de rastreamento genético de Hipercolesterolemia Familiar (HipercolBrasil) do laboratório de genética do INCOR; da Dra. Maria Cristina Izar, diretora científica da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, do Dr. Denizar Vianna, professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador de Centro de Excelência em Avaliação Econômica e Análise de Decisão da ProVac Network – Pan American Health Organization (PAHO), membro-colaborador da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde (REBRATS) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Ministério da Saúde; Dra. Tânia Martinez, docente pós-graduação da Universidade de São Paulo, secretaria da Sociedade Latino americana de Aterosclerose – SOLAT, docente de pós-graduação do Instituto do Coração, livre docente em medicina pela UNIFESP, do deputado Wellington Moura e dos membros do GAC.

Esta é uma iniciativa do Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC) formado por quatro associações de pacientes do Brasil, entre elas a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ Diabetes Brasil), a Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF), Instituto Vidas Raras e ACTC Casa do Coração.

Mais informações podem ser obtidas em: www.colaborecomofuturo.com/gac

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se